Saiba Como Recuperar O WhatsApp Desinstalado

Um dos problemas mais comuns hoje em dia é perder as mensagens dos apps de comunicação. E aí fica a dúvida: como recuperar WhatsApp desinstalado?




O problema pode ser grande nessas horas. Afinal, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, e é usado não só para falar com os amigos e parentes, mas também para contatos profissionais ou com os colegas de trabalho, por exemplo.

Esse problema já aconteceu comigo e acabou sendo uma grande dor de cabeça. Até conseguir reinstalar o app e restaurar minhas conversas, conversas com amigos ficaram ignoradas e perdi instruções para as demandas do trabalho. Por isso, resolvi aprender tudo para que isso não aconteça de novo.

Depois de muito pesquisar sobre como recuperar meu WhatsApp que foi desinstalado, consegui reunir informações úteis para resolver vários tipos de problemas relacionados. E para que outras pessoas não precisem passar pela mesma dificuldade, vim aqui dividir com vocês tudo o que descobri.

A boa notícia é que é possível sim aprender como recuperar o Whatsapp que foi desinstalado, e de forma mais simples do que pode parecer! Basta seguir o passo a passo indicado logo mais no texto.




Assim, neste artigo trago o procedimento de como reinstalar o aplicativo caso você tenha desinstalado ele completamente do seu celular. Mas também é importante ficar atento, porque desinstalar o app, e com isso deletar as conversas, é diferente de apagar seu cadastro no sistema!

Por isso, outra dica que trago nesse artigo é sobre como restaurar as conversas e configurações com a recuperação de backups. Ensino como recuperar os backups que estejam armazenados na nuvem e como acessar os arquivos salvos no seu aparelho caso você prefira restaurar tudo localmente.

Perdeu o WhatsApp e quer saber como restaurar as conversas ou reinstalar o aplicativo? Então continue a leitura e aprenda tudo sobre como recuperar WhatsApp desinstalado!

Como Recuperar O WhatsApp Desinstalado
Como Recuperar O WhatsApp Desinstalado

O Que Acontece Se Eu Desinstalar o WhatsApp e Depois Instalar De Novo?

Se você quer descobrir como recuperar WhatsApp desinstalado, antes de tudo é importante conhecer as diferenças entre desinstalar e apagar o aplicativo.




Muita gente usa os termos como se significassem a mesma coisa. No entanto, quando dizemos que o app foi desinstalado, isso significa que ele foi completamente deletado do seu celular. Assim, se seu WhatsApp foi desinstalado, você não poderá mais usá-lo até instalá-lo novamente.

Já falar em apagar o WhatsApp quer dizer que seu registro no sistema do app foi deletado de forma completa e definitiva. Sua conta foi apagada não somente no seu celular, mas também nos servidores do Facebook, empresa dona do WhatsApp. Nesse caso, não há como recuperar o WhatsApp desinstalado.

Se você não apagou sua conta, mas só desinstalou o WhatsApp, ele não existe mais no seu smartphone e todas as mensagens que você já tinha trocado foram deletadas. Sua conta ainda existe no sistema do aplicativo, portanto se você reinstalar o WhatsApp, pode continuar a usá-lo dali em diante.

Quando Se Desinstala o WhatsApp Perde As Conversas?

Se você desinstalou o aplicativo ou só apagou as mensagens, nos dois casos os dados deletados serão perdidos. Se você recuperar o WhatsApp que foi desinstalado, terá que configurá-lo novamente e não poderá ver suas mensagens deletadas.

A não ser, é claro, que você tenha feito um backup dos seus dados. Sim, com os backups é possível desinstalar ou apagar o WhatsApp e reter suas configurações e mensagens para recuperação futura!

Por isso, é muito importante que você saiba como fazer os backups para evitar perder dados e conversas importantes.

Existem dois tipos de backups do WhatsApp: os que ficam armazenados na nuvem e os que ficam no armazenamento local. Os backups na nuvem serão salvos no seu Google Drive e serão acessados automaticamente sempre que você reinstalar o app.

Para fazer backups na nuvem, você precisa habilitar a sincronização com sua conta Google. Se quiser habilitar esse tipo de backups, o primeiro passo é abrir o menu do WhatsApp, clicando nos três pontos verticais no canto superior direito da tela do aplicativo. 

Botão para abrir o menu do WhatsApp (fonte: canaltech.com.br)
Botão para abrir o menu do WhatsApp

No menu do WhatsApp, clique em “Conversas”.

Menu do WhatsApp
Menu do WhatsApp

A seguir, role a tela para baixo até encontrar a opção “Backup de conversas”. Clique nela e você encontrará a seção “Configurações do Google Drive”.

Há quatro opções nessa seção. A primeira, “Fazer backup no Google Drive” permite definir a frequência com que você deseja que os backups sejam feitos na nuvem. Em “Conta do Google”, você pode vincular sua conta para armazenamento dos backups do WhatsApp na nuvem.

Duas opções dizem respeito ao uso de dados. “Fazer backup via” te dá opções de conexão para a realização dos backups, e você pode escolher somente por Wi-Fi ou com dados móveis. E “Incluir vídeos” é uma opção que pode ser ligada ou desligada para fazer backup completo ou com menor uso de dados.

Já os backups locais são feitos diariamente de forma automática, sempre às 2 horas da manhã. O WhatsApp guarda o registro de todas as suas mensagens no armazenamento interno do seu smartphone, e essa configuração não pode ser desabilitada.

Além disso, vale a pena lembrar que o app mantém registro de como suas conversas estavam nos últimos sete dias. Por isso, se você quiser recuperar o WhatsApp desinstalado em um estado anterior ao último dia de uso, é possível fazer essa operação. Basta renomear os arquivos na hora de fazer a restauração.

Por fim, você pode fazer um backup local manualmente. Ao abrir as configurações do WhatsApp, acessar “Conversas” e a opção “Backup de conversas”, você verá um botão chamado “Fazer backup”. Ao selecioná-lo o WhatsApp fará o mesmo procedimento dos backups locais automáticos.

Não esqueça, se você planeja desinstalar e depois recuperar o WhatsApp desinstalado, ou se quer trocar o aparelho em que o app está instalado, faça sempre um backup manual antes de desinstalar o app!

Como Fazer Para Recuperar o Meu WhatsApp Desinstalado?

Há alguns métodos diferentes de como recuperar o meu WhatsApp desinstalado. Confira a seguir para decidir qual o melhor para você e siga o passo a passo para facilitar a recuperação.

Se você fez um backup na nuvem no Google Drive, e quer saber como recuperar as mensagens do WhatsApp desinstalado, siga os seguintes passos:

  •  Verifique se a conta do Google usada para fazer o backup no Drive está conectada no celular que você usa atualmente, e se o chip que está no celular é o mesmo de quando você fez o backup.
  • Reinstale e abra o WhatsApp
  • Confirme seu número de telefone quando solicitado
  • Continue o processo até que seja apresentada a opção de usar o backup no Google Drive. Quando chegar nessa tela, clique em “Restaurar”
  • Quando finalizar o processo de restauração, clique em “Avançar”.

Depois de restauradas as conversas, o WhatsApp continuará a restaurar seus arquivos de mídia em segundo plano, mas você já poderá visualizar as conversas e enviar novas mensagens.

Caso você não tenha backups no Google Drive, você pode restaurar o backup local. Esse procedimento é feito automaticamente pelo WhatsApp depois de você reinstalar e abrir o app, mas antes é preciso colocar o backup no local correto no seu armazenamento interno.

Se você quiser transferir os backups locais de um celular para outro para poder restaurar seu WhatsApp, confira os passos:

  • Usando um aplicativo gerenciador de arquivos no celular em que você fez o backup local do WhatsApp, acesse a pasta de armazenamento local (caso só tenha armazenamento interno) ou “sdcard”, se tiver um cartão SD.
  • Abra a pasta “WhatsApp”
  • Abra a pasta “Databases”
  • Copie o arquivo de backup que você deseja restaurar e cole-o na pasta “Databases” do armazenamento do celular em que você deseja restaurar o WhatsApp.

Se você está usando o mesmo celular, pode continuar o procedimento a partir daqui. 

  • Com o backup local no endereço de arquivo certo, reinstale e abra o WhatsApp
  • Confirme o número de telefone quando solicitado
  • Continue o processo até que seja apresentada a opção de restaurar o backup local. Clique em “Restaurar”
  • Finalize o procedimento clicando em “Avançar”

Onde Fica a Pasta De Arquivos Do WhatsApp?

Se você usa smartphone com sistema operacional Android, você pode acessar a pasta de arquivos do WhatsApp com um aplicativo de navegação pelo armazenamento do celular. Algumas versões do Android também oferecem essa funcionalidade como parte do sistema, ainda que de forma mais limitada.

Seja como você escolher navegar no seu sistema, é possível encontrar a pasta de arquivos do WhatsApp. O primeiro passo é saber se a pasta está na memória interna do celular ou não.

Para determinar isso, basta conferir se você usa um cartão SD ou outra forma de armazenamento externo. Se sim, a pasta de arquivos do WhatsApp estará no seu cartão SD. Se não, estará no armazenamento interno.

Se tiver armazenamento externo, você deve acessar a pasta chamada “sdcard”. A partir dela, busque a pasta com o nome “WhatsApp”, e abra a pasta chamada “Media”.

Dentro da pasta “Media”, você encontrará todas as pastas com os arquivos enviados e recebidos pelo WhatsApp. Por exemplo, a pasta “WhatsApp Images” tem suas imagens. Há pastas com seus áudios, documentos, stickers (figurinhas), gravações de voz, vídeos e GIFs animados, entre outras.

É na pasta “WhatsApp” que você pode também encontrar a pasta “Databases”, com os arquivos dos backups locais. Nela você poderá copiar os arquivos de backups e renomeá-los caso queira restaurar o WhatsApp para um estado anterior ao último dia de uso antes da desinstalação.

O Que Acontece Se Eu Desinstalar o WhatsApp Do Celular?

Como todo serviço online, o WhatsApp coleta algumas informações e dados sobre você durante o uso do serviço. Esses dados são armazenados nos servidores da empresa, e não são apagados quando você desinstala o aplicativo no seu celular.

Entre várias outras, algumas das informações coletadas são, por exemplo:

  • O nome e a foto de perfil que você fornece no registro da sua conta ou quando muda a foto
  • O número do seu celular
  • Os números e nomes na sua lista de contatos
  • Informações sobre seu celular e sistema operacional
  • Dados de uso do aplicativo, como quando você está online ou quando usou o app pela última vez
  • Dados coletados quando você acessa o suporte ao usuário, como diagnósticos do aplicativo ou relatórios de erros

Mesmo quando você desinstala o WhatsApp, essas informações sobre você podem ser usadas pela empresa para desenvolver novos serviços ou atualizar aqueles que já existem. 

Além disso, o suporte ao usuário do WhatsApp pode manter seus dados de solicitações e as informações coletadas podem ser usadas também no marketing das empresas comandadas pelo Facebook.

Isso significa que o WhatsApp pode compartilhar suas informações e dados com os prestadores de serviço e outras empresas com que trabalha, mesmo fora do conglomerado do Facebook. Um exemplo é o Google, que tem acesso a certos dados quando você faz backups pelo Drive.

Apesar disso, vale lembrar que o WhatsApp afirma que não tem acesso a suas mensagens. Também diz que não permite que nenhuma outra empresa do grupo Facebook ou de terceiros acesse as mensagens. Assim, somente você e as pessoas com quem você conversa poderiam visualizar as suas conversas.

Os backups locais e no Google Drive são protegidos por criptografia, o que significa que somente no seu celular e no do destinatário existiria a chave que permite a visualização das mensagens. Ou seja, é seguro fazer backups sem receio de que terceiros vejam suas conversas.

Por isso não esqueça, se você decidir desinstalar o WhatsApp, tenha certeza de que fez seus backups automáticos e manuais para proteger seus dados e poder recuperá-los no futuro! Sem os backups, suas conversas serão perdidas sempre que você desinstalar o WhatsApp e não poderão ser recuperadas.

Agora que você já aprendeu tudo sobre como recuperar WhatsApp desinstalado, continue a ler nosso blog, receba várias dicas e fique sempre bem informado sobre esse e outros assuntos!

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.