Skip to content

Veja Como Recuperar Arquivos Deletados Do Seu Dispositivo

Todo mundo já apagou um arquivo sem querer, seja no celular ou no computador, mas existem inúmeras formas de se recuperar arquivos deletados e nós vamos explicar cada uma delas nesse artigo.



Perder arquivos importantes é sempre frustrante, mesmo que eles não sejam arquivos do âmbito profissional.

Ninguém quer perder aquela foto de família antiga, ou a foto com os melhores amigos em um dia inesquecível. É por isso que saber recuperar arquivos deletados é de extrema importância.

Sempre é bom ter um backup de segurança no caso de seu celular e/ou computador acabar perdendo alguns arquivos, mas mesmo quando esse backup não foi feito, você não precisa achar que é “o fim do mundo” ainda.

Nesse artigo, vou explicar como recuperar arquivos deletados do seu dispositivo, seja ele qual for. Existem vários métodos práticos e gratuitos para isso.

Também vou explicar como recuperar arquivos deletados da lixeira. Às vezes, nem o armazenamento em serviços de nuvem, como Google Drive e Drobox, são o suficiente para manter os seus arquivos a salvo.

Vamos explicar também algumas maneiras de recuperar arquivos deletados do computador, incluindo até mesmo aqueles que foram excluídos da lixeira.

Publicidade

E por fim, vamos explicar como recuperar arquivos do pen drive que você perdeu por algum motivo.



Saiba Mais:

Publicidade
Como Recuperar Arquivos Deletados Do Seu Dispositivo

Como Recuperar Arquivos Deletados Do Seu Dispositivo

Nos dias de hoje, em que tudo está armazenado em computadores ou celulares, é importante saber como




Para isso, existem diversos passos e etapas que são comuns a todos os dispositivos, sejam eles um celular, computador, tablet, entre outros.

Se você excluiu um arquivo sem querer, seja ele de foto, vídeo ou áudio, o primeiro passo é conferir a lixeira do seu dispositivo.

Todo dispositivo tem uma lixeira eletrônica e é para lá que os arquivos deletados vão. A lixeira geralmente exclui arquivos deletados automaticamente depois de alguns dias, por isso, fique ligado e resgate o que você perdeu o mais rápido possível.

Publicidade

Porém, se você já perdeu os arquivos que estavam na lixeira, você terá que apelar para um programa ou aplicativo especializado nisso, que vai “revirar” a memória do seu dispositivo para encontrar os arquivos deletados.

Publicidade

Vamos começar a ser mais específicos? Primeiro, vamos ensinar como recuperar arquivos deletados no celular.

Recuperar Arquivos Deletados Da Lixeira

Existem formas diferentes de se recuperar arquivos deletados da lixeira, mas elas variam de acordo com o modelo do seu smartphone.

recuperar arquivos deletados do seu dispositivo.
Ou seja, recuperar arquivos deletados da lixeira Android e Iphone muitas vezes demandam procedimentos diferentes.

No geral, é bom lembrar que, ao contrário do computador, nem todo celular tem uma seção de “Lixeira” bem definida, o que significa que muitos arquivos deletados acabam se perdendo.

Por isso, é necessário usar alguns softwares (e programas) para recuperar esses arquivos.

Como Recuperar Arquivos Apagados Do Celular Samsung

Como exemplo, vamos explicar como recuperar arquivos apagados do celular Samsung, uma das marcas mais famosas do mercado.

Se você apagou uma foto, áudio, vídeo, mensagem ou qualquer arquivo de seu celular Samsung, existem formas simples de recuperá-lo. Para isso, você deve baixar um software recuperador de arquivos em seu computador.

Um exemplo desses é o Android Data Recovery. Com ele baixado em seu computador, basta conectar o seu celular Samsung por meio do cabo USB, solicitar a “Depuração USB” nas configurações do celular e iniciar o programa.

A Depuração USB, que permite que o computador leia todos os arquivos do seu celular, só aparece quando você entre no Modo Desenvolvedor – que pode ser encontrado também nas configurações.

Iniciando, você consegue analisar toda a memória do seu celular Samsung, realizando a busca por arquivos deletados e recuperando-os.

Mas agora, vamos falar sobre outro caso complexo. E se você quebrou a tela do seu celular e precisa recuperar os arquivos antes de adquirir um novo aparelho? Vamos explicar como você pode fazer isso.

Como Recuperar Arquivos Do Celular Com Tela Quebrada E Senha

Se você quebrou a tela do celular e não consegue usar o touchscreen para digitar a senha do aparelho, existem formas de recuperar os seus dados da mesma forma.

Para isso, você precisa ter um teclado e um Mouse USB, que quando conectados ao seu celular, permitem que você o acesse sem precisar tocar na tela.

Com isso, você pode seguir os procedimentos como citamos acima, ativando a Depuração USB e utilizando um software de recuperação de arquivos, seja ele qual for.

Agora, vamos falar de um caso específico e explicar como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos.

Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Google Fotos

Quando você apaga uma foto em um dispositivo Android, essa foto vai automaticamente para a lixeira do Google Fotos, aplicativo padrão de armazenamento de imagens dos celulares Android.

Se você apagou uma foto recentemente, é possível recuperá-la em até 60 dias. Basta entrar na lixeira do Google Fotos e solicitar a opção “Restaurar”, marcando as imagens que você quer recuperar.

Porém, se você já passou desse prazo, não há forma simples de se recuperar as imagens perdidas. A partir daí, isso só pode ser feito por meio de aplicativos e softwares externos – como explicamos acima.

Agora, vamos falar sobre a recuperação de arquivos deletados do computador.

Recuperar Arquivos Deletados No Computador

Recuperar Arquivos Deletados No Computador

Recuperar arquivos deletados no computador é ainda mais fácil do que recuperar no celular!

Isso acontece porque, no computador, os arquivos raramente são permanentemente deletados, mesmo quando eles são excluídos da lixeira.

Bom, vamos começar pelo simples. Se você apagou algum arquivo sem querer e quer recuperá-lo, o primeiro passo é entrar na lixeira do seu computador, que sempre fica na área de trabalho.

Estando por lá, é só restaurar os arquivos que você deseja. Agora, vamos falar sobre procedimentos um pouco mais complicados…

Recuperar Arquivos Deletados Da Lixeira

Se você já deletou os arquivos da lixeira, vai ter que encontrar outra forma para recuperá-los. Por isso, você terá que usar um recuperador de arquivos (similar aos que citamos lá em cima).

Esses programas conseguem percorrer o disco rígido do seu computador, recuperando os arquivos que foram deletados da lixeira. Para isso, você tem diversas opções em programas como: Recuva, Data Recovery, DiskDigger e muitos outros.

Agora, vamos falar sobre o processo de recuperar arquivos corrompidos.

Recuperar Arquivos Corrompidos

Em alguns casos, é necessário recuperar arquivos corrompidos, ou seja, arquivos de algum disco que não podem ser utilizados.

Para isso, deve-se usar um programa de recuperação de arquivos corrompidos. O mais indicado é o EaseUS Data Recovery Wizard, que recupera mais de 500mb de arquivos gratuitamente.

Agora, vamos falar sobre a recuperação de arquivos em locais distintos.

Recuperar Arquivos De HD Formatado

Para recuperar arquivos de um HD Formatado, você deve utilizar o mesmo procedimento que citamos acima.

Programas recuperadores de arquivos, como o EaseUS Data Recovery Wizard, são especialistas em recuperar arquivos deletados, independente do dispositivo ou disco rígido.

Programa Para Recuperar Arquivos

Além do EaseUS Data Recovery Wizard, diversos outros programas podem ser utilizados para recuperar arquivos. São eles: Recuva, DiskDigger, Data Recovery, Wondershare Dr. Fone, entre outros.

Como Recuperar Arquivos Do Pen Drive

Como Recuperar Arquivos Do Pen Drive

Existem duas formas de se recuperar arquivos perdidos do pen drive. A primeira dela é seguir os passos que citamos acima, utilizando programas de recuperação de arquivos.

A outra, é digitar o comando “attrib -s -h -r LETRA:/*.* /s /d” no Prompt de Comando do Windows com o pen drive conectado ao computador. Com sorte, os arquivos deletados podem acabar aparecendo em uma nova pasta recuperada.