Skip to content

Como Saber Se A Carteira De Trabalho Está Assinada

A carteira de trabalho é um bem maior do trabalhador, e deve sempre estar bem organizada. Trouxemos neste artigo as maneiras de como saber se a carteira de trabalho está assinada.



Abordaremos como saber se sua carteira está assinada pela internet, de forma a facilitar o modo de consulta sem sair de casa. Tudo que você precisa é de um computador, celular ou tablet!

Assim como saber se minha carteira de trabalho está assinada por algum aplicativo diretamente pelo celular: toda praticidade na palma da sua mão!

Por fim, falaremos sobre o telefone do Ministério do Trabalho para verificar se minha carteira está assinada corretamente. Todos esses processos são muito simples, assim como saber os dados de uma pessoa.



Saiba mais!

Como Saber Se A Carteira De Trabalho Esta Assinada
Como Saber Se A Carteira De Trabalho Esta Assinada

Como Saber Se A Carteira De Trabalho Está Assinada

Saber se a carteira de trabalho está assinada é muito importante para estar ciente sobre seus direitos trabalhistas. O que acontece é que muitas pessoas ao menos verificam suas carteiras, fazendo com que a margem de erros na carteira de trabalho aumente.



Por isso, é muito importante sempre conferir se a assinatura de sua carteira de trabalho está assinada corretamente.

Para fazer a verificação da carteira de trabalho e garantir que essa está assinada, basta abrir o site do INSS, entrar em sua conta ou se cadastrar no site, feito isso, procure por “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Esta página contém todos os seus dados cadastrais. Por meio do extrato previdenciário, indo na opção “Relações Previdenciárias” você consegue conferir seus vínculos trabalhistas, isto é, ver se a carteira está assinada. 

Outro meio de saber se a carteira de trabalho está assinada é pelo próprio “Meu INSS”, mas dessa vez, por meio de aplicativo de celular! Isso mesmo, você não precisa se preocupar se não possui um computador para fazer tal coisa.

Para verificar se a carteira está assinada, basta baixar o app em seu celular e fazer login com seus dados, e depois, seguir os mesmo passos que indicamos no parágrafo acima. 

O aplicativo do “Meu INSS” é grátis para baixar, você não precisará desembolsar nada, e está disponível para Android e iPhone. Tirando o extrato previdenciário impresso, você consegue tirar todo o comprovante de tempo de contribuição, e será o suficiente para mostrar à seu empregador. Tudo isso você consegue fazer sem ao menos sair de casa. 

Como Saber Se Minha Carteira Está Assinada Pela Internet

Para saber se sua carteira está assinada pela internet, é muito simples e fácil, basta acessar o site “Meu INSS” e fazer login na sua conta.

Assim, quando seu cadastro INSS estiver aberto, vá na seção “Extrato Previdenciário (CNIS)”, ali estarão todos seus dados cadastrais como nome da mãe, do pai, data de nascimento, etc. Então, por meio do “Extrato Previdenciário” clique em “Relações Previdenciárias”. 

A aba de relações previdenciárias, permite ao usuário, ver os vínculos trabalhistas, isto é, ver se a carteira está assinada. O extrato impresso pode fornecer até o tempo de contribuição do indivíduo, fazendo com que esse documento seja suficiente quando apresentado ao empregador. 

Tem Como Saber Se Minha Carteira Esta Assinada Por Algum Aplicativo?

Os aplicativos ajudam as pessoas todos os dias e auxiliam em muitas coisas que são necessárias fazer de maneira rápida. Como existe aplicativo para tudo, existe o aplicativo para saber se sua carteira de trabalho está assinada! O aplicativo é o do “Meu INSS” e você pode baixá-lo gratuitamente, sendo ele disponível para iPhone e Android. 

Para usá-lo, é necessário baixar o app em seu celular e, mais tarde, fazer o login pessoal. Assim como no site, vá até “Extrato Previdenciário (CNIS)” e depois, toque em “Relações Previdenciárias”, com certeza ali estarão seus dados sobre os vínculos trabalhistas, ou seja, se sua carteira de trabalho está assinada corretamente.

Telefone Do Ministério Do Trabalho Para Verificar Se Minha Carteira Está Assinada Corretamente

O Ministério do Trabalho possui uma sede para cada município, sendo assim, para ligar para o Ministério de Trabalho do seu município, pesquise em seu navegador por “número Ministério do Trabalho (nome de sua cidade)”, assim, você terá o número, e poderá ligar para verificar se sua carteira está assinada corretamente.

Para mais informações sobre o INSS ou se não encontrar o telefone do Ministério do Trabalho de sua cidade no navegador, ligue para 135, número da Previdência Social. Este telefone pode te dar informações sobre seu INSS e carteira trabalhista.