Skip to content

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória 

Quando apagamos uma foto, na maioria das vezes, não esperamos recuperá-lá depois, porém podemos apagar sem querer ou precisar do arquivo depois.



Pensando nisso, neste artigo você vai entender como recuperar fotos apagadas do cartão de memória e como recuperar fotos apagadas do cartão de memória formatado. 

O processo de recuperação de um arquivo pode ser feitos de algumas maneiras diferentes, e vamos falar sobre algumas delas aqui, respondendo a pergunta: como recuperar fotos apagadas do cartão de memória pelo celular, assim como recuperar fotos apagadas do cartão de memória pelo PC.

A maioria das pessoas prefere não instalar nenhum tipo de programa ou app no celular, para a execução dessa tarefa, por isso, vamos esclarecer como recuperar fotos apagadas do cartão de memória sem ROOT.

Todos esses processos são muito simples, assim como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google fotos.



Saiba mais…

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória
Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória

Você vai precisar de um leitor de cartões, um computador, um software de recuperação de dados como o Recuva (gratuito) que utilizaremos, o cartão de memória em questão.



– Insira o cartão SD em uma porta disponível no computador (geralmente notebooks já vem com leitor de cartões próprio ou os próprios cartões SD já vem com leitores de cartão SD ou USB/SD na embalagem).

– Faça o download do Recuva e o instale no seu computador com Windows. Dê dois cliques em seu ícone para iniciá-lo. Na tela inicial, clique no menu dropdown, selecione o dispositivo removível correspondente ao seu cartão e clique no botão “Verificar”.

– Aparecerá à esquerda uma lista com todas as fotos e demais arquivos encontrados pelo Recuva, cada um acompanhado de um ícone colorido indicando o respectivo nível de fragmentação. Um ícone vermelho indica um arquivo altamente degradado e sua recuperação pode ser impossível ou resultar em um arquivo danificado. Um ícone verde indica altas chances do arquivo ser 100% recuperado. Um preview de cada arquivo pode ser visto à direita da janela.

– Selecione as fotos que deseja recuperar clicando nas caixas correspondentes e, após isso, clique no botão “Recuperar…”. 

O Recuva abre uma janela para que o usuário escolha o local de destino dos arquivos recém-recuperados. Faça sua escolha e clique em “OK”.

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Formatado

Os pendrives e cartões de memória podem falhar e apagar todos os seus arquivos. Porém, existe um jeito de recuperar fotos e dados apagados e perdidas nesses gadgets de armazenamento. 

SD = cartão de memórias

SSD = HD externo

De acordo com o site Remo software, você precisa seguir os seguintes passos :

-Baixar e instalar Remo Photo Recovery software no seu computador;

-Conectar o cartão SD ao seu computador, usando um leitor de cartão adequado;

-Iniciar o software e selecionar Recover Partitions, opção na tela principal. Em seguida, selecionar o cartão SD na lista de unidades e clicar no botão Scan boton;

-Após a verificação ser concluída com êxito, os arquivos recuperados serão exibidos em Data View ou File Type View;

-Preview os arquivos recuperados e salve em qualquer local preferido.

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Pelo Celular

Quando fazemos a exclusão de um arquivo, o sistema apenas diz que aquele espaço onde antes ficava uma foto pode ser usado para armazenar outros arquivos. Uma foto excluída deixa de aparecer na sua listagem de arquivos, mas ainda é possível recuperá-la com relativa facilidade usando uma ferramenta específica para isso.

Como já dito logo acima, você vai precisar de um leitor de cartões, um computador, um software de recuperação de dados como o Recuva.

Ao abrir o software, é possível selecionar a opção “No meu cartão de mídia ou iPod”, para que o Recuva vasculhe todas as unidades removíveis instaladas, ou indicar manualmente a letra de unidade em que o cartão foi montado, ao ser inserido no computador. 

Feita a busca, você pode selecionar os arquivos manualmente ou filtra-los por tipo para marcar os desejados. Feito isso, clique em Recuperar. Se caso não souber como executar, siga o passo a passo do tópico acima.

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Pelo Pc

É muito importante sempre realizar um backup dos dados de seu smartphone em unidades externas ou na nuvem, para evitar a perda de fotos, vídeos e arquivos importantes.

Além do programa Recuva citado no passo a passo acima, existe a opção também de instalar o Disk Drill.

O Disk Drill  é uma ferramenta bastante poderosa e fácil de usar. Ele reconhece qualquer unidade conectada a seu PC ou Mac, e oferece opções de análise rápida ou profunda, que proporciona melhores resultados, mas demora mais.

Depois de instalado, selecione a unidade que deseja analisar, escolha a forma de varredura e espere o processo terminar. Ao final, selecione os arquivos (é possível navegar pelas pastas) e clique no botão Recuperar. O Disk Drill vai pedir que você indique uma segunda pasta onde os arquivos serão salvos (de preferência, no seu HD).

Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Sem Root

Em consequência das restrições do sistema Android, para recuperar arquivos que estavam armazenados na memória do aparelho é necessário ter acesso ROOT. Entretanto, os arquivos que estavam em seu cartão ainda podem ser recuperados, contanto que você tenha um leitor de cartões SD, podendo ser aqueles pendrives USB ou o leitor do seu próprio notebook ou computador.

O DiskDigger pode ajudar o usuário a restaurar fotos e imagens excluídas ou perdidas na memória interna do celular ou no cartão de memória. 

O serviço promete recuperar arquivos até mesmo depois da formatação dos sistemas. É possível fazer upload das fotos e imagens restauradas diretamente no Google Drive, no Dropbox, enviá-las por e-mail ou salvá-las em uma pasta no próprio dispositivo.

Outra opção é conectar seu celular com o computador ou notebook e instalar o Recuva ou o Disk Drill e realizar os passos a passos ensinado acima para que possa recuperar seus arquivos sem ROOT.