Skip to content

Como Recuperar Arquivos Excluídos

Neste artigo você poderá esclarecer algumas dúvidas sobre como recuperar arquivos excluídos e como sabemos que existem muitas plataformas e aplicativos que oferecem serviços pagos, vamos responder a pergunta se recuperar arquivos é gratuito.



Quando se fala sobre a recuperação de arquivos e não sabemos como fazer essa recuperação, surge a dúvida, é necessário aplicativo ou programa para recuperar meus arquivos, sendo assim, também vamos esclarecer essa dúvida.

E por último, mas não menos importante, pois faz parte do processo de recuperação de arquivos, também responderemos, para onde vão meus arquivos após recuperados?

Confira aqui a explicação para suas dúvidas.

Todos esses processos são muito simples, assim como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp.



Saiba mais…

Como Recuperar Arquivos Excluídos
Como Recuperar Arquivos Excluídos

Como Recuperar Arquivos Excluídos

Por inúmeros motivos podemos acabar perdendo ou excluíndo arquivos, porém, algumas pessoas não sabem como recuperar arquivos excluídos. Estamos aqui para te ajudar na recuperação desses arquivos.



A Lixeira é uma espécie de pasta que armazena conteúdos, embora com algumas características especiais.

A principal, é que ela possui uma capacidade (em megabytes) definida pelo Windows ou iOS que corresponde a uma porcentagem do tamanho do disco rígido. Quando fica cheia, a Lixeira começa a eliminar arquivos de forma automática, começando pelos mais antigos.

Deste modo, se você teve sorte e ainda tinha espaço na Lixeira, provavelmente encontrará seu precioso arquivo lá.

Para recuperá-lo, apenas clique sobre o arquivo e selecione a opção “restaurar”. Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, na opção “restaurar todos os elementos”. Os arquivos voltarão às pastas que estavam, quando apagados.

Recuperar Arquivo É Gratuito?

A internet nos proporciona programas e aplicativos de restauração de fotos, documentos, de modo gratuito, então a resposta para a pergunta, se recuperar arquivos é gratuito? é sim, existem muitos programas de recuperação de arquivos de modo gratuito.

Em alguns casos, essa recuperação pode ser realizada pelas próprias ferramentas do seu PC ou notebook, sem precisar de programas. Lembrando que, se você precisa recuperar arquivos que estavam na unidade do sistema, (normalmente o disco C), não instale nenhum programa em seu computador.

É Necessário Aplicativo Ou Programa Para Recuperar Meus Arquivos?

Antes de iniciar o processo de recuperação de arquivo, precisamos saber se é necessário aplicativo ou programa para recuperar meus arquivos, e isso é possível sim, se seu computador ou notebook tiver as ferramentas necessárias para a recuperação.

A maneira mais rápida e simples de restaurar seu arquivo da lixeira:

-Vá para o Painel de controle para ativar a proteção do sistema;

-Clique em Sistema > Proteção do sistema (na barra lateral esquerda);

-As unidades disponíveis com proteção correspondente serão mostradas;

-Selecione uma unidade específica e clique em Configurar;

-Clique em “Restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos” e clique em “OK”;

-Isso é tudo, agora você verá uma opção para recuperar o arquivo específico.

Mesmo quando você apaga um arquivo no Windows e esvazia a lixeira, esse arquivo pode permanecer no seu disco rígido (HD, pendrive ou cartão de memória) porque o sistema operacional remove apenas a referência ao arquivo e libera a área do disco em que ele estava, para ser usada em uma nova gravação de dados.

Enquanto o espaço, agora livre, não for sobrescrito, existe a chance de recuperar os seus arquivos.

Para Onde Vão Meus Arquivos Após Recuperados?

Antes de falarmos para onde vão meus arquivos após recuperados, é importante lembrar que para qualquer processo de recuperação de arquivo, não baixe, salve ou grave nenhum arquivo novo, onde o arquivo deletado estava armazenado (ou seja, o seu disco rígido).

Fazer isso, pode fazer com que o arquivo novo substitua o arquivo antigo. Isso inclui, baixar novos programas no computador.

Quando você recupera um arquivo da lixeira, ele volta para o local onde estavam antes da exclusão. Se estava na pasta do Outlook, deve voltar para lá, mas se você os moveu para outra pasta e depois mandou para a lixeira, quando forem restaurados voltarão para essa pasta.