Skip to content

Como Faço Para Converter Arquivos

As programações e funções que o computador pode desenvolver nos dias de hoje facilita mil vezes um trabalho que antes era incrivelmente complicado. Escrever em um arquivo e depois mandá-lo por e-mail para qualquer pessoa, é muito simples e rápido!



Mas se você já precisou quebrar a cabeça pois seu arquivo estava na formatação errada, este artigo é para você! Juntamos todas as respostas para solucionar suas dores de cabeça com esses arquivos! Aqui você descobre como faço para converter arquivos.

E para juntar dois ou mais arquivos em um só? Isso é possível? Essa tarefa não é nem um pouco complicada, se você continuar lendo. Vamos mostrar a você como converter vários arquivos em apenas um, de maneira fácil e rápida.

Se você está pensando que isto pode te custar caro, não se preocupe. A internet oferece muitos recursos de conversão de arquivos, por isso, separamos programas que são mais viáveis de usar. Mas será que as conversões de arquivos são grátis? Confira abaixo.

Apesar de parecer complicado, tudo tem seu jeito! Aqui vamos te ensinar um truque muito eficaz na hora de converter arquivos sem acesso a internet.



Todos esses processos são muito simples, assim como transformar um arquivo Word em PDF.

Como Faço Para Converter Arquivos
Como Faço Para Converter Arquivos

Como Faço Para Converter Arquivos?

A internet é uma ferramenta universal que pode fazer qualquer coisa, inclusive converter arquivos! Você pode converter o arquivo que quiser usando sites online, tudo de maneira fácil e rápida.



Existem plataformas que fazem o trabalho de conversão para você, a melhor delas é a “SmallPDF”, que possui várias funções e opções em seu site. A “TopPDF” também se mostrou muito eficiente em baixar e transformar arquivos. Siga as instruções abaixo para usar esses sites:

Para usar o “SmallPDF” e converter um arquivo, primeiro você precisa acessar o site “SmallPDF”. No home, terão várias opções de conversão, como de PowerPoint para PDF, Excel para PDF, JPG para PDF e vice-versa, clique naquele de seu interesse.

Assim que clicar, abrirá uma página onde no centro está “escolher arquivos”. Escolha o arquivo que deseja converter e pronto, está convertido, é só clicar em baixar e você o terá em PDF.

Para converter um arquivo usando o site “TopPDF”, acesse-o primeiro, depois, selecione em que você deseja converter seu PDF, ou seja, se você deseja convertê-lo em formato png, svg ou até em doc.

Agora é só clicar em “enviar”, e selecionar o PDF que você quer converter, e pronto! O site já transforma o arquivo. É só fazer download em seu computador. Simples não é mesmo?

Vale destacar que todos os arquivos convertidos nesses sites são convertidos em nuvem! E eles não permanecem lá, os arquivos são excluídos permanentemente dos servidores em menos de horas. Ou seja, não há a possibilidade de roubarem os dados contidos dentro de seu arquivo, nem ao menos acessá-lo, não se preocupe!

Consigo Converter Vários Arquivos Em Apenas Um?

Muitas vezes o erro de fazer PDFs separados é não conseguir juntá-los depois. Porém, vamos ajudar você a converter vários arquivos em apenas um, e também em um único site! Usaremos novamente como referência os sites “SmallPDF” e “TopPDF”, pois ambos possuem plataformas completas.

No site “SmallPDF”, depois de acessá-lo, dirija-se ao quadrado roxo “juntar PDF”, que é uma ferramenta que possibilitará a junção de PDFs distintos. Clique em “escolher arquivos” e selecione quantos arquivos você quiser.

Quando as páginas carregarem, você pode trocar as posições dos arquivos (caso for necessário). Depois disso, é só clicar em “juntar PDF!”, e seu arquivo estará pronto.

Já no site “TopPDF”, há uma aba rosa com a opção “combine PDF”, ao clicar ali, você será redirecionado para o site “Combine PDF”, mas não há nada que se preocupar, as regras de segurança se aplicam da mesma forma à ambos os sites.

Clique em “enviar” e selecione os arquivos PDFs que deseja unir, mas preste atenção, podem ser selecionados apenas 20 por vez. Assim que você escolher os arquivos, clique em “unir”. Pronto, você tem todos seus arquivos em apenas um.

As Conversões De Arquivos São Grátis?

Mesmo com ótimas ferramentas para conversão, de ambos os sites que apresentamos pra você nesse artigo, em apenas um as conversões de arquivos são grátis. A “SmallPDF” contém planos de assinatura mensais com preço mínimo de US$ 28,50 por mês e máximo de US$ 127,50 por mês.

Esse valor, se assinado, deverá ser pago em 10 vezes, com direito a acesso ilimitado no site em um ano. Mas a plataforma também disponibiliza a conversão de arquivos duas vezes por dia gratuitamente, em qualquer ferramenta do site!

No caso da “TopPDF”, o site é totalmente gratuito, e você pode converter quantos arquivos quiser. Mesmo sendo gratuito, a “TopPDF” oferece ferramentas conversoras muito eficientes, e a plataforma é muito bem elaborada.

Só Consigo Converter Arquivos Com Acesso A Internet?

Definitivamente não! A conversão dos arquivos também pode se dar offline. Você pode converter arquivos sem acesso a internet, baixando o aplicativo da “SmallPDF”, e também funciona por assinatura anual.

Aqui vai uma dica para converter seus arquivos Word, Excel ou PowerPoint, para formato PDF, sem precisar de internet, e gratuitamente, para Windows:

>Antes de tudo, desligue ou desconecte sua impressora do computador que está sendo usado para efetuar esse procedimento;

>Abra o “explorador de arquivos” de seu computador;

>Clique, com o botão direito do mouse, no arquivo que deseja converter;

>Selecione “Imprimir”.

Quando você escolher essa opção, o sistema automaticamente criará uma saída de impressão em PDF! Basta nomear o arquivo e pronto, você já tem salvo e convertido seu arquivo em PDF.

Procedimento para MacBook:

>Escolha o arquivo como se fosse mandar para impressão;

>Abaixo da foto do documento, clique em “PDF”;

>Escolha a opção “salvar como PDF…”.

Seguindo esses procedimentos, você conseguirá transformar seus arquivos. Ou seja, você acabou de converter arquivos sem acesso à internet!