Skip to content

Como Descobrir Origem De Protesto

O protesto tem basicamente duas finalidades: comprovar inadimplência de um devedor ou proteger o direito ao crédito de determinada pessoa. Nesse artigo, você aprenderá como descobrir origem de protesto. 




Ensinaremos diversos meios de realizar essa consulta começando por como descobrir origem de protesto pela internet.

Ainda por meio da internet você aprenderá como descobrir origem de protesto pelo número de protocolo para que possa fazer isso de forma simples, rápida e fácil.

É fato que muitas pessoas preferem realizar esse tipo de consulta falando diretamente com um responsável por guardar essas informações.

Pensando nisso, um dos tópicos desse artigo visa responder a pergunta: afinal, posso descobrir a origem de um protesto por telefone?

Por último, mas não menos importante, falaremos sobre onde vou para descobrir a origem de um protesto presencialmente para que você possa optar por isso caso deseje.



Todos esses processos são muito simples, assim como recuperar arquivos excluídos.

Como Descobrir Origem De Protesto
Como Descobrir Origem De Protesto

Como Descobrir Origem De Protesto

É comum que tenhamos que emitir uma certidão negativa para apresentá-la em algumas situações, se aconteceu de você ter que fazer isso e descobriu que ela não está negativada devido a existência de um protesto que você sequer sabe de onde veio, saiba que tem como descobrir origem de protesto. 



A boa notícia é que graças a internet não será necessário sair de casa para fazer isso, pois você poderá realizar a consulta online, ensinaremos isso no tópico abaixo.

É importante destacar que realizar essa consulta é simples, mas caso você deseje informações mais detalhadas será necessário solicitar uma certidão de protesto.

Como Descobrir Origem De Protesto Pela Internet

Como prometido nesse tópico você aprenderá como descobrir origem de protesto pela internet. Para fazer isso deverá seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1) Abra a página do Google;

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “consulta gratuita de protesto”;

Passo 3) Clique sobre o primeiro link que será exibido;

Passo 4) Informe se deseja pesquisar por protestos no âmbito nacional ou estadual:

Como Descobrir Origem De Protesto Pela Internet
Como Descobrir Origem De Protesto Pela Internet

 

Passo 5) Selecione o tipo de documento que deseja utilizar para realizar a pesquisa;

Passo 6) Digite o número do documento;

Passo 7) Clique em “consultar”;

Passo 8) A consulta gratuita exibirá as seguintes informações como resultado:

Passo 9) Caso haja protestos em algum dos estados e você deseje saber além do cartório em que ele foi registrado, quem foi o autor, deverá solicitar uma certidão de protesto.

Nela constará todas as informações tanto do credor, quanto da pessoa que sofreu o protesto, esse documento pode ser solicitado em cartórios por meios online ou em papel físico.

Como Descobrir Origem De Protesto Pelo Número De Protocolo

Se você está procurando como descobrir a origem de protesto pelo número de protocolo saiba que infelizmente essa opção não está disponível.

Para realizar a consulta gratuita como ensinamos acima você deverá utilizar uma das quatro opções citadas a seguir: CPF, CNPJ, RG ou RNE. Sendo que a última opção só poderá ser utilizada para realizar consultas no estado de São Paulo.

Para solicitar uma certidão de protesto em que constará informações sobre quem é o credor e afins deverá fazer o seguinte:

Passo 1) Abra a página do Google;

Passo 2) Procure por “solicitar certidão de protesto”;

Passo 3) Clique sobre o segundo link que será exibido;

Como Descobrir Origem De Protesto Pelo Número De Protocolo
Como Descobrir Origem De Protesto Pelo Número De Protocolo

 

Passo 4) Preencha com os dados solicitados:

Passo 5) Clique em “adicionar solicitação”;

Passo 6) Siga as instruções que serão dadas pelo próprio site.

Posso Descobrir A Origem De Um Protesto Por Telefone?

Se você já se fez a pergunta “posso descobrir a origem de um protesto por telefone?” Saiba que é possível obter informações sobre o seu protesto ligando para o cartório de sua cidade, dessa forma eles darão as devidas instruções.

Também é possível realizar a consulta gratuita utilizando um aplicativo criado especificamente para isso, para baixá-lo basta seguir as instruções abaixo:

Passo 1) Abra a loja de aplicativos do seu celular (Play Store para Android e Apple Store para iPhone)

Passo 2) Procure pelo aplicativo “consulta protesto”;

Passo 3) Realize o download do seguinte app clicando em “instalar”;

Passo 4) Realize a consulta seguindo as instruções do próprio app.

Onde Vou Para Descobrir A Origem De Um Protesto Presencialmente?

Como dito anteriormente, para obter informações mais detalhadas sobre o que consta no seu processo como o nome da pessoa que protestou, por exemplo, será necessário emitir uma certidão de protesto.

Existem duas formas de fazer essa solicitação, pela internet ou presencialmente.

Caso deseje solicitá-la presencialmente deverá ir até o cartório de sua cidade e solicitar a emissão, será necessário fornecer algumas informações pessoais para que ela possa ser elaborada.