Skip to content

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem

Buscar imagens a partir de seus próprios arquivos é uma forma simples de encontrar imagens, iguais para encontrar a origem delas ou ainda novas imagens parecidas.



Sendo assim, nesse artigo mostraremos como descobrir a fonte de uma imagem? E também como descobrir a fonte de uma imagem online?

Também abordaremos como descobrir a fonte de uma imagem por app.

E por último, mas não menos importante, como faço para descobrir a fonte bibliográfica de uma imagem em uma biblioteca?

Todos esses processos são muito simples, assim como saber os dados de uma pessoa.



Saiba mais…

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem
Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem

 Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem?

Existem algumas situações, como por exemplo, trabalhos acadêmicos, em que precisamos justificar a origem da imagem que estamos utilizando, para que não sermos acusados de plágio.



Para descobrir a fonte de uma imagem, o interessado poderá contar com a ajuda do “Google Imagens” ou do mecanismo de busca “TinEye”, em que no próximo subtítulo iremos demonstrar com maior precisão, como seguir os passos para identificar a origem da imagem desejada.

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line?

Para descobrir a fonte de uma imagem online o interessado poderá utilizar o Google Imagens, entrando na página inicial do Google e clicar em “Imagens”:

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line
Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line

Quando a página de imagens for então carregada, o interessado deverá clicar no botão com o ícone de câmera fotográfica:

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line
Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line

Em seguida, na página do Google Images, poderá escolher o método de busca a ser utilizado por ele. Em “Paste image URL” (1), poderá usar o link direto de uma imagem, e, na guia “Upload an image” (2), poderá realizar a pesquisa através de um arquivo armazenado no próprio computador daquele que está fazendo a pesquisa.

Em seguida, o interessado será redirecionado diretamente para a página com os resultados.

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line
Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line

Analise as imagens para localizar a fonte original, podendo ser na maioria das vezes, a imagem mais antiga em que esteja no arquivo mais antigo.

Caso não encontre no Google imagens o site desejado, também poderá fazer a pesquisa através do serviço TinEye. O TinEye é um mecanismo de busca de imagens reversas desenvolvido por uma empresa sediada no Canadá.

Na página inicial do mecanismo de busca TinEye, clique no botão “Selecionar arquivo” (1) para indicar a localização do arquivo de imagem a ser pesquisado. Caso seja o link direto de uma foto, cole o URL que seja correspondente no campo “Enter Image Address” (2) e clique em “Search” (busca):

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line
Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem On-line

Após seguir esses passos, a busca pela imagem será concluída, e, os resultados encontrados serão demonstrados.

Como Descobrir A Fonte De Uma Imagem Por App?

É possível descobrir a fonte de uma imagem por app através de uma busca feita pelo celular.

Na versão para o celular para pesquisa de imagens do Google, há limitações, sendo assim, foi uma criada uma ferramenta para que a pesquisa possa ser feita também pelo celular.

O primeiro passo é acessar a página de pesquisa de imagens reversas contida no site do Digital Inspiration.

O segundo passo é: Toque em upload e selecione a imagem desejada. E, então adicione as fotos que estejam no seu celular, ou, tire uma foto com a câmera do celular.

Após a imagem ser concluída, toque em “Show matching images” para ver os resultados encontrados, e, após isso, a página de pesquisa por imagens do Google será aberta em uma nova guia com os resultados da pesquisa, e esse mecanismo está disponível tanto para sistema Android quanto iOS.

Como Faço Para Descobrir A Fonte Bibliográfica De Uma Imagem Em Uma Biblioteca?

Como foi exposto no subtítulo anterior, para descobrir a fonte bibliografia de uma imagem em uma biblioteca.

Basta acessar o Google Imagens e o TinEye para identificar a origem da imagem desejada em uma grande biblioteca de imagens.